Seus indicadores podem estar impactados por clientes fora do perfil?

Sua empresa tem a percepção de que seu ciclo de venda é longo ou sua taxa de conversão é baixa da prospecção até a conclusão da venda? Os indicadores de perda de clientes ou expansão da base não estão como o planejado?

Talvez esses problemas não tenham relação com a qualidade do seu produto e serviço, mas, sim, com o público para o qual ele esteja sendo ofertado.

Estudo da Connect Smart Data com mais de 180 indústrias que fornecem para o varejo nacional constatou que 96% das empresas usam estratégias de outbound para captação de clientes.

Prospectar e vender para o cliente com o perfil ideal para o produto ou serviço é fundamental para otimizar o tempo, garantir a satisfação e a recorrência de vendas e para diminuir a perda e a detração da marca.

Em diversos momentos, a pressão por resultados / números pode levar à tentação de flexibilização do perfil para concluir uma venda. Mas esse resultado imediato pode ter impactos profundos na percepção de valor do seu produto e gerar um efeito de distorção exatamente naquilo que seriam seus diferenciais.

No mesmo estudo da Connect, já mencionado, mais de 50% das empresas informaram que a identificação do perfil de cliente ideal é um desafio.

Vender para um ponto de venda que não tem o perfil para o seu produto pode ter diversos efeitos indesejados:

– produtos não terem saída e gerarem promoções, diminuindo margens e a percepção de valor da marca

devoluções e pedidos de reembolso

– resultado final da venda ser negativo, na medida em que a ausência de recompra fará o custo de aquisição ou abertura do cliente não ser compensado pela receita total

Portanto, seja coerente com suas estratégias e transparente com o mercado. Não ofereça seus produtos para quem não terá os benefícios propostos. E, caso um potencial cliente que não tenha o perfil entre em contato, decline informando os motivos. No médio prazo essas ações melhoram os resultados. No longo, elas fortificarão a marca e a imagem da empresa.

Caso você já saiba o perfil de cliente ideal para o seu negócio, a Connect Smart Data pode ajudar você a encontrar outras empresas com esse mesmo perfil, utilizando a função de clonagem de perfis. E, se você ainda não tem clareza do perfil do cliente ideal, também é possível identificá-lo a partir da funcionalidade de análise gráfica de carteira.

Se algo do que escrevemos aqui fizer parte dos seus desafios, teremos prazer em ajudar.

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