Sua empresa tem a percepção de que seu ciclo de venda é longo ou sua taxa de conversão é baixa da prospecção até a conclusão da venda? Os indicadores de perda de clientes ou expansão da base não estão como o planejado?
Talvez esses problemas não tenham relação com a qualidade do seu produto e serviço, mas, sim, com o público para o qual ele esteja sendo ofertado.
Estudo da Connect Smart Data com mais de 180 indústrias que fornecem para o varejo nacional constatou que 96% das empresas usam estratégias de outbound para captação de clientes.
Prospectar e vender para o cliente com o perfil ideal para o produto ou serviço é fundamental para otimizar o tempo, garantir a satisfação e a recorrência de vendas e para diminuir a perda e a detração da marca.
Em diversos momentos, a pressão por resultados / números pode levar à tentação de flexibilização do perfil para concluir uma venda. Mas esse resultado imediato pode ter impactos profundos na percepção de valor do seu produto e gerar um efeito de distorção exatamente naquilo que seriam seus diferenciais.
No mesmo estudo da Connect, já mencionado, mais de 50% das empresas informaram que a identificação do perfil de cliente ideal é um desafio.
Vender para um ponto de venda que não tem o perfil para o seu produto pode ter diversos efeitos indesejados:
– produtos não terem saída e gerarem promoções, diminuindo margens e a percepção de valor da marca
– devoluções e pedidos de reembolso
– resultado final da venda ser negativo, na medida em que a ausência de recompra fará o custo de aquisição ou abertura do cliente não ser compensado pela receita total
Portanto, seja coerente com suas estratégias e transparente com o mercado. Não ofereça seus produtos para quem não terá os benefícios propostos. E, caso um potencial cliente que não tenha o perfil entre em contato, decline informando os motivos. No médio prazo essas ações melhoram os resultados. No longo, elas fortificarão a marca e a imagem da empresa.
Caso você já saiba o perfil de cliente ideal para o seu negócio, a Connect Smart Data pode ajudar você a encontrar outras empresas com esse mesmo perfil, utilizando a função de clonagem de perfis. E, se você ainda não tem clareza do perfil do cliente ideal, também é possível identificá-lo a partir da funcionalidade de análise gráfica de carteira.
Se algo do que escrevemos aqui fizer parte dos seus desafios, teremos prazer em ajudar.
Responda para agendar uma demonstração sem compromisso com nosso especialista. De brinde, você ganhará uma análise gráfica da sua carteira para estudar o seu perfil de cliente atual.